Pesquisa e Inovação

BAMBU

O objetivo do projeto BAMBU (Rede Metropolitana para Experimentação e Inovação da Internet do Futuro) é implantar uma rede metropolitana e experimental com o propósito de dar suporte à prática de inovações da Internet do Futuro e ao trabalho colaborativo e multidisciplinar de pesquisadores das instituições baianas vinculadas à rede Remessa.


CAUMA

O Catálogo de URLs Maliciosas (CaUMa) é um serviço gratuito e público criado pelo CERT.Bahia, que disponibiliza um meio de consulta a URLs maliciosas identificadas na Internet. O propósito desse serviço é ajudar a comunidade a se proteger das diversas fraudes que estão circulando no mundo digital.


FIBRE

O ambiente de experimentação FIBRE (Future Internet Brazilian Environment for Experimentation) é um testbed coordenado pela RNP. O ambiente funciona como um laboratório virtual em larga escala, para que estudantes e pesquisadores brasileiros possam testar novas aplicações e modelos de arquitetura de rede.


OpenWiMesh

Este projeto visa estudar viabilidade de implantação de uma WMN no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia para ampliar o acesso a Internet dos seus usuários (alunos, professores e servidores), oferecer suporte a mobilidade de usuários móveis (usando Tablets e Smartphones) bem como oferecer QoS? às aplicações educacionais que necessitam de uma infraestrutura de comunicação robusta e eficiente.


SDN-IPS

SDN-IPS é uma ferramenta que agrega a visibilidade dos Sistemas de Detecção de Intrusos com a programabilidade do paradigma SDN, a fim de criar uma solução que permita realizar a contenção de ataques cibernéticos através de estratégias de bloqueio, restrição de banda ou isolamento em quarentena, de forma automatizada e colaborativa.