Procedimentos técnicos do PoP-BA

PR-032 - Criação de uma lista de discussão no sympa
Data Criação: 16 May 2011
Data Revisão:

1. Objetivo

Procedimento de criação de uma nova lista de discussão no software Sympa

2. Descrição das etapas

Criação via interface web do sympa

Primeiramente deve-se autenticar na interface web do sympa com o usuário listmaster@listas.pop-ba.rnp.br.

Após a autenticação, clique na aba 'Criar lista'. Abrirá uma página semelhante a abaixo:

Sympa Criação de Lista

Agora para criação da lista há duas opções, as quais seguem abaixo:
  1. Copiar as configurações de uma lista já existente através da opção 'Copy an existing list', basta selecionar a lista a qual deseja-se copiar a configuração através de uma caixa de seleção, colocar no campo 'Nome da nova lista' o nome da lista de destino e então dar um clique no botão 'copy list configuration'.

Sympa Copiando uma Lista

  1. Configurar os parâmetros gerais da lista de discussão
  • No campo 'Nome da lista' preencher com o nome da lista
  • A opção 'Proprietário' mostra o usuário que será dono da lista (Pode ser modificado posteriormente através das configurações da lista)
  • Em 'List type' deve-se selecionar a opção que mais se adequá ao tipo da lista, pois está opção define se a lista será vista pelos não membros, se terá arquivo público ou até mesmo se terá postagem moderada, uma descrição da opção é dada logo abaixo desta.
  • No campo 'Assunto' deve-se colocar quais tipos de discussão será encontrado na respectiva lista
  • O campo 'Tópico' define em qual categoria a lista será cadastrada, isto é uma classificação do tipo da lista
  • No campo 'Descrição' deve-se colocar uma breve introdução as motivações do uso da lista em questão, essa descrição será usada através de um link nas mensagens de boas vindas da lista

Após o preenchimento dos campos descritos acima, basta clicar na opção 'Mandar sua requisição de criação'

Criação da Lista

Criação via linha de comando

3. Documentos Relacionados