Procedimentos técnicos do PoP-BA

PR-036 - RT - Edição de campo personalizado
Data Criação: 21 Jul 2011
Data Revisão:

1. Objetivo

Realizar alterações no item "Campos Personalizados" do RT, utilizados na composição das filas de chamados.

2. Definições

RT – Sigla para “Request Tracker”, ferramenta web para abertura de tíckets de serviços e acompanhamento dos casos;

3. Plano de Retorno (Em caso de Falha)

Cada um dos diversos tipos de campos exigirá ações específicas para que possam voltar ao estado estável existente antes das alterações. A seguir serão detalhadas as etapas de cada tipo:

3.1 Campo do tipo "Selecionar um Valor":
  • 3.1.1. Gravando o ambiente estável:

    • 3.1.1.1 Executar login de acordo com o procedimento PR-037;

    • 3.1.1.2. No menu principal, selecionar Configurações;

    • 3.1.1.3. No submenu exibido, selecionar Campos Personalizados;

    • 3.1.1.4 Na lista de campos personalizados já criados, selecionar o campo do tipo "Selecionar um valor" que deseja ser alterado clicando no nome do campo;

    • 3.1.1.5. Tirar um printscreen da tela de descrição do campo personalizado e salvar o arquivo como "campoPersonalizadoBackup.png". Nela estarão informados os atuais valores dos campos e todos os detalhamentos.

  • 3.1.2. Recuperando o ambiente estável:

    • 3.1.2.1 Caso a alteração tenha consistido em uma remoção de um dos valores, o usuário deverá visualizar o arquivo "campoPersonalizadoBackup.png", verificar qual o campo removido e executar a etapa 4.6.1.1 reinserindo o valor removido;

    • 3.1.2.2 Caso a alteração tenha consistido em uma adição de um novo valor, o usuário deverá visualizar o arquivo "campoPersonalizadoBackup.png", comparar com o conjunto de valores atuais, verificar qual o novo valor e removê-lo seguindo o que diz a etapa 4.6.1.2;

    • 3.1.2.3 Caso a alteração tenha consistido em uma alteração de um dos valores, o usuário deverá visualizar o arquivo "campoPersonalizadoBackup.png", comparar com o conjunto de valores atuais, verificar aquilo que foi modificado e fazer nova alteração do valor, seguindo a etapa 4.6.1.3, desfazendo a mudança;

4. Descrição das Etapas

4.1 Executar login de acordo com o procedimento PR-GC-037;

4.2 No menu principal, selecionar Configurações;

4.3. No submenu exibido, selecionar Campos Personalizados;

4.4 Na lista de campos personalizados já criados, selecionar o que deseja ser alterado clicando no nome do campo;

4.5 Executar a etapa 3.1.1;

4.6. O campo poderá ser de diversos tipos, para cada um dos tipos a alteração vai exigir ações diferentes:

  • 4.6.1. Campo do tipo "Selecionar um Valor": Este tipo de campo informa ao usuário opções pré-definidas. O usuário deverá escolher uma das opções para representar o campo. Poderão ser realizados três tipos de edição:

    • 4.6.1.1 Inserção: Nesta edição o usuário insere um novo valor que poderá futuramente ser escolhido para representar o campo. Para isso, abaixo da indicação Adicionar valor ele deverá preencher os campos em branco da seguinte forma:
      • Campo Ordenar: Algarismo que definirá a ordem que a opção aparecerá na lista de opções;
      • Campo Nome: Opção que o usuário poderá escolher para o campo;
      • Campo Descrição: Pequena descrição da nova opção que está sendo cadastrada;
      • Campo Categoria: Categoria onde a nova opção está inserida;
    • 4.6.1.2 Remoção: Nesta edição o usuário remove um campo pré-existente. Para isso, deverá identificar a opção a ser removida e marcar o checkbox ao lado da sua respectiva linha;
    • 4.6.1.3 Alteração: Nesta edição o usuário altera um ou mais campos de qualquer das opções previamente cadastradas. Para isso, basta que ele clique sobre o campo, e edite o texto inserido neste;

4.7. Após realizar qualquer um dos tipos de edição, o botão Enviar deverá ser selecionado.

A figura abaixo apresenta a tela de edição de um campo personalizado e as indicações das etapas.

edicaoCampoPersonalizado.png

5. Documentos Relacionados

Nenhum

6. Referências Externas

Nenhuma