Procedimentos técnicos do PoP-BA

PR-071 - Procedimento para Solicitação e Execução de Mudança
Data Criação: 25 Apr 2013
Data Revisão:

1. Objetivo

Descrever os passos a serem seguidos antes de apresentar e executar uma mudança.

2. Definições

RT – Sigla para “Request Tracker”, ferramenta web para abertura de tíquetes de serviços e acompanhamento dos casos;

CM – Comitê de Mudança;

3. Descrição das etapas

3.1. DISCUSSÃO TÉCNICA

  1. Identificada a necessidade de mudança física ou lógica no PoP-BA pelo analista, o mesmo deverá prover discussão técnica junto ao corpo técnico do PoP-BA. Essa discussão técnica poderá ocorrer, por exemplo, durante uma reunião do PoP-BA;
  2. Registrar a proposta de mudança criando um tíquete no RT na fila “GestaoDeMudanca”;

3.2. AMBIENTE DE TESTE

  1. Durante a discussão técnica será determinado se a mudança deverá ser testada antes em um ambiente seguro de testes. Se assim for definido, deverá ser criado ambiente de teste para garantir que não haja surpresas durante e depois da mudança;
  2. Se for inviável testar adequadamente uma mudança, a mesma deverá ser aplicada a um grupo pequeno de usuários, sendo avaliados os resultados antes de programar numa escala maior;

3.3. CRIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO/PROCEDIMENTO

Em todas as etapas abaixo, faz-se necessário a atualização do tíquete no RT.

  1. Elaborar documentação (procedimento ou passo-a-passo) referente à mudança;
  2. Encaminhar o documento criado para validação técnica (revisão) até o meio dia de quinta-feira;

3.4. REVISÃO

  1. Após preparada a documentação e submetida à revisão, os revisores técnicos deverão executar a revisão. A revisão deverá ser concluída até as 18:00 de sexta-feira;
  2. Caso adequações sejam necessárias, o(s) revisor(es) deverá(ão) informar ao responsável pelo procedimento para que este proceda com as adequações;
  3. Caso não sejam necessárias adequações, o(s) revisor(es) deverá(ão) proceder com a atualização do tíquete no RT, alterando o status da mudança de "Aguardando revisão técnica" para "Aguardando avaliação do CM";

3.5. REUNIÃO DE MUDANÇA

  1. O Gestor de Mudanças deverá comunicar por e-mail os membros do CM sobre as mudanças que serão apresentadas na reunião até as 18h de quinta-feira. Segue texto padrão:
    Bom dia,
    
    Gostaria de convidá-los para a reunião de mudanças do NOC/PoP-BA a ser realizada em 29/04.
    
    A reunião acontecerá em uma sala virtual, utilizando o ambiente de webconference do PoP-BA. Para acessar, basta entrar no endereço a seguir: http://webconf2.rnp.br/pop-ba e selecionar a opção "Entrar como convidado". 
    
    Caso existam dificuldades no acesso, favor entrar em contato com a operação do PoP-BA.
    
    Informo que a pauta da reunião será enviada hoje à tarde.
    
    Att.
  2. Caso não haja mudança a ser apresentada, o Gestor deverá encaminhar um e-mail para o CM informando que não haverá reunião;
  3. No dia da reunião de mudança, serão apresentadas pelo Gestor as mudanças definida na pauta. O CM irá fazer as devidas recomendações e autorizar a execução da mesma;
  4. Após a reunião do Comitê, o Gestor deverá encaminhar e-mail para suportearroba_pop.png, informando sobre as mudanças que foram aprovadas e também sobre as mudanças que tiveram a execução reprovada;
  5. O Gestor de Mudança deve atualizar o status das mudanças no RT e em seguida remeter para o analista responsável pela mudança;

3.6. MUDANÇA EMERGENCIAIS

  1. Nas situações em que intervenções de emergência são necessárias, a documentação deverá ser preparada e encaminhada para análise e aprovação técnica de emergência;
  2. Uma vez aprovada a intervenção, a mesma deverá ser executada;
  3. Após a aprovação, um tíquete deverá ser criado para registrar a manutenção aprovada em caráter emergencial;

4. Responsabilidades e Autoridades

  1. Cabe aos analistas do NOC/PoP-BA promover a discussão técnica, registrar a mudança no RT, produzir a documentação/procedimento relacionados à mudança e apresentar ao Gestor de Mudança.
  2. Cabe ao Gestor de Mudança discutir as mudanças com os analistas e apresentar ao CM;
  3. Cabe ao CM avaliar as mudanças, aprová-las, aprová-las com ressalvas ou reprová-las;

6. FLUXOGRAMA

fluxograma.png

7. Documentos Relacionados

Apresentação - Processo de Execução de Mudança

8. Referências Externas

Links e documentos externos