Procedimentos técnicos do PoP-BA

PR-120 - Adição de host em mapa no Zabbix
Data Criação: 23/11/2011
Data Revisão: 8 Mar 2012

1. Objetivo

Adicionar um host monitorado em algum dos mapas do Zabbix

2. Aplicação

Aplica-se ao PoP-BA.

3. Definições

  • Mapa: Conjunto de imagens que representam ativos de Rede e seu estado nesta, nesse contexto serão abordados os mapas gerados pelo Zabbix.

4. Descrição das etapas

4.1 Acesso a página de edição de mapas

Logado na interface do Zabbix, deve-se navegar no menu através das opções "Configurações" -> "Mapas", vai ser mostrado os mapas atualmente configurados no Zabbix, como é ilustrado na imagem abaixo:

Tela de configuração dos mapas

Clique sobre o nome do mapa o qual deseja-se editar, nesse procedimentos usaremos o mapa "Circuitos" com exemplo.

4.2 Adição e configuração de uma novo elemento

Nesse momento é mostrada uma página com o mapa selecionado no formato de edição, no lado superior esquerdo será mostrado a opção "Elemento" clique sobre "+" para adicionar um ativo.

tela2v0.png

O novo ativo será posicionado no canto superior esquerdo do mapa com o nome 'New Element', clique sobre o host para abrir uma janela de edição de propriedades.

Na janela "Edição de Elemento" preencha o formulário respondendo as seguintes perguntas:
  • Tipo: O tipo de elemento geralmente usado é 'Host' já que a maioria dos ativos monitorados são switchs, roteadores ou computadores.
  • Texto: É o nome que aparece junto ao ícone do ativo, coloca-se o nome do equipamento, servidor ou instituição a qual ele pertence.
  • Localização do Texto: Posição do campo 'Texto' em relação ao ícone do ativo.
  • Host: Seleciona-se o host a ser representado por esse elemento, a criação de um host é mostrada no procedimento na seção de documentos relacionados.
  • Ícone (padrão): Imagem a ser usada para representar o estado do elemento por padrão, normalmente quando o ativo não está com problemas.
  • Usar ícone avançados: Esta opção é usada para configurar a representação dos outros estados do ativo.
  • Ícone (problema): Imagem a ser usada para representar o estado de ocorrência de problema com o ativo, seleciona-se a imagem do tipo do ativo(por exemplo 'switch') que possui no seu nome a palavra "Error".
  • Ícone (desconhecido): Imagem a ser usada para representar o estado de desconhecimento(não ter informações a respeito de) do ativo, seleciona-se a imagem do tipo do ativo(por exemplo 'switch') que possui no seu nome a palavra "Unknown"
  • Ícone (manutenção): Imagem a ser usada para representar o estado do elemento quando este estiver em manutenção, geralmente existe um ícone especifico para este caso.
  • Ícone (desabilitado): Imagem a ser usada para representar o estado do elemento quando desabilitado, normalmente usa-se o mesmo ícone do padrão.

Uma exemplo de configuração de um 'switch' com o host 'swpop' segue na imagem abaixo.

tela3v0.png

4.3 Posicionamento do novo elemento no mapa

Deve-se posicionar o novo elemento na disposição adequada a depender do mapa, para isto basta clicar e arrastar o elemento pela tela até a posição pretendida.

É importante notar que cada mapa configurado no Zabbix tem lugares específicos para cada tipo de Host, um local para servidores, um para clientes PoP-BA, outro para clientes Remessa. O editor deve procurar uma posição que mantenha a organização e o padrão adotado.

No exemplo ilustrado na imagem abaixo colocamos o switch 'swpop' na parte do mapa 'PoP-BA' referente aos clientes do PoP-BA conectados no Corepop.

tela4v0.png

4.4 Visualização do mapa

Para visualizar as alterações feitas no mapa basta seleciona no menu a opção "Monitoramento" -> "Mapas", como é mostrado na imagem abaixo.

tela5v0.png

5. Responsabilidades e Autoridades

É de responsabilidade dos funcionários e bolsistas do PoP-BA a manutenção e aplicação deste documento.

6. Fluxograma

Fluxograma com os passos para a execução deste processo

7. Documentos Relacionados

Adição de hosts ao Zabbix

8. Referências