Procedimentos técnicos do PoP-BA

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PR-215 - Adição de valores a campos customizados do tipo select no RT
Data Criação: 03/05/2013
Data Revisão: 6 May 2013

1. Objetivo

Adicionar valores a um campo do tipo select no RT do PoP-BA.

2. Aplicação

É incumbido aos funcionários do PoP-BA a plicação deste procedimento.

3. Definições

  • RT: Request Tracker

4. Descrição das etapas

Após a criação de um campo personalizado do tipo select para registro de informações em chamados no RT, é necessário adicionar valores pré-definidos ao campo. Para realizar esta tarefa os passos abaixo devem ser seguidos.

  • Selecionando a seção de configurações

selecionar-configuracoes.png

  • Selecionando a seção de campos personalizados

selecionar-campos-personalizados.png

Agora deve-se selecionar o campo personalizado, sendo que este deve ser do tipo Selecionar um valor ou Selecionar valor múltiplos. Para ilustrarmos o processo, selecionaremos o campo personalizado Classificação que já foi criado anteriormente.

selecionar-campo-personalizado.png

Na página de edição do campo customizado temos três regiões importantes que definem como o campo está ou estará disponível para uso.

  • A primeira região exibe a definição do campo propriamente dita, mostrando o nome, tipo e entre outras informações básicas.

formulario-definicao-campo.png

  • Um pouco mais abaixo, temos a região com os valores já definidos para o campo de seleção. Neste exemplo temos cinco valores no campo Classificação.

formulario-valores-existentes.png

  • Na última região da página temos a seção Adicionar Valor. Nesta seção é possível adicionar um novo valor ao campo de seleção.

preencher-formulario-adicao-valor.png

Neste passo do procedimento devemos preencher a seção mostrada na imagem acima com os dados do novo valor para o campo personalizado. Os valores deverão ser adaptados conforme a utilidade do valor, cada campo é detalhado na lista abaixo.

  • Ordenar: A posição em que o valor aparecerá na lista de valores do campo personalizado.
  • Nome: A cadeia de caracteres que será mostrada para representar o valor.
  • Descrição: Apenas usado para documentação do valor. Usado geralmente para descrever a utilidade do valor.
  • Categoria: Permitir agrupar valores semelhantes em uma mesmo nicho. Esta função possibilita ter campos personalizado com seleção em dois níveis.

Como exemplo de adição de um valor a um campo, tomemos a figura abaixo. Na figura, colocamos os valores de Ordenar como 6 já que existem cinco valores no campo personalizado Classificação, no campo Nome colocamos a string que será exibida quando o campo estiver sendo usado e em Descrição adicionamos o intuito do valor.

formulario-valor-preenchido.png

Após o preenchimento do formulário de valor com as informações adequadas basta Salvar as Alterações.

botao-salvar-alteracoes.png

5. Responsabilidades e Autoridades

Definição das pessoas e suas responsabilidades com relação a tarefas deste processo, inclusive a manutenção deste

6. Fluxograma

Fluxograma com os passos para a execução deste processo

7. Documentos Relacionados

8. Referências